Dulce Amargo Vs Dulce Amargo - Lembranças de uma adolescente


Quando a 1ª versão do Dulce Amargo foi lançado em 2008 no auge do RBD o livro foi um estouro e em poucos dias o livro se esgotou. Simplesmente não se encontrava mais o livro em nenhum lugar. E agora em 2015 uma versão remodelada deste livro foi publicado aqui no Brasil pela editora Universo dos Livros (o anterior pela editora Online).

O objetivo deste post é avaliar esses 2 livros para quem na época não pode comprar o livro e também para quem se interessou no livro agora e quer saber o que há de novo e antigo nele. Eu sou suspeita para falar mais vou tentar ser bem fiel neste post.

O designer da capa dos dois são bem parecidos mais não são iguais. Os 2 mostram a Dulce de perfil e com o cabelo vermelho característico dela. O que mais me chamou a atenção com certeza foi o amadurecimento da Dulce pela expressão que ela expressar na capa. A capa de ambos tem alguns desenhos e flores e outras coisas, nisso eles se parecem muito.

O Dulce Amargo (1ª versão) conta com o prólogo escrito pelo Pedro Damiãn (produtor e criador do RBD) e a introdução da Blanca Savinõn (mãe da Dulce Maria). O Dulce Amargo - Lembranças de uma adolescente conta com o prólogo da Ángela Becerra e um texto de boa leitura da Dulce (introdução).

Texto que contêm em ambos os livros com diferentes títulos e algumas mudanças no corpo do texto. E esse foi um dos textos que o titulo é diferente da versão anterior do livro. 
Comentando sobre os textos a 2ª versão (Dulce Maria - Lembrança de uma adolescente) do livro conta com 15 textos da versão anterior. Os textos da 2ª versão estão muito parecidos com a 1ª versão (Dulce Amargo) do livro. Claro que não está idêntico (por causa dos diferentes tradutores em ambos) mais está muito parecido. As mudanças feitas são pequenas como trocar o "saiba" por "saber" por exemplo.
 
                                                     Textos que tem em ambos os livros.

  • Pobre Lua
  • Disfarces e Máscaras
  • De onde vem as lágrimas?
  • Pedacinhos de Estrelas 
  • Você
  • Ladrão do Tempo 
  • A Lua não Mente
  • Arco-íris da Lua
  • Entardecer Cor-de-Rosa
  • Um Mar de Gente 
  • Contando Estrelas
  • Perdida
  • Peço a Lua
  • Prisioneira
  • Uma Caixa do Tempo  

Nos dois livros há desenhos feitos pela Dulce Maria, alguns desenhos são iguais mais na 2ª versão tem desenhos diferentes.

Os desenhos da 1ª versão são bem coloridos (tem alguns em preto e branco) e em vários tamanho (algum ocupam a página toda) e os da 2ª versão todos os desenhos são em preto e branco e com desenho bem menores. Me pareceu que o 1º livro é como você estivesse lendo o diário da Dulce algo mais intimista que o 2º livro.

                     
O Dulce Amargo é dividido em 5 partes.

  • I - Confissões Noturnas
  • II - Reflexões Íntimas 
  • III - Momentos Doces 
  • IV - ... e amargos
  • V - Canções Inéditas

 
O Dulce Amargo - Lembranças de uma adolescente não é dividido em nenhuma partes mais ao meu vê ele pode ser dividido em em 3 partes.


  • I -Textos Inéditos
  • II - Textos já publicados 
  • III - Depoimentos dos fãs

O 2º livro conta com particularidades que eu não gostei. Os títulos dos textos " De onde vem as lágrimas" e Uma caixa do tempo" que estão presente no 1º livro estão modificados na versão atual e se chamam agora agora respectivamente "As lágrimas" e "Capsula do Tempo". Eu prefiro os títulos do 1º livro porque ao ler os textos você repara que esses são títulos perfeitos para tais.


O Dulce Amargo foi impresso em um papel tipo de fotografia, mais maleável sabe? Ela tem brilho mais não é tão pesada. E também o livro é mais quadrado.Já o Dulce Amargo - Lembranças de uma adolescente foi impresso em papel Norbrite tipo de jornal. E o livro é mais retangular.

A 1ª versão conta com canções inéditas da Dulce Maria nunca antes reveladas ou cantadas e sem orelhas a 2ª versão conta com Depoimentos de fãs ao redor do mundo sobre a Dulce e seu trabalho e esse livro conta com orelhas.


Enfim, ambos os livros tem semelhanças e os dois são um diário da Dulce virando livro. Mais não deixa de serem obra totalmente diferentes em vários sentidos e vale a pena ler a 2ª versão sim. Onde podemos vê tanto na capa quanto nos textos o amadurecimento dela.

Se você não tem a 1ª versão do livro e quer uma cópia fiel do livro vai se decepcionar porque embora parecidos eles não são iguais. Mais vale a pena ter, pois vemos alguns textos antigos dela. E se você quer conhecer o trabalho da Dulce e ficou em duvida se deveria ter ou não eu digo que você deveria sim conhecer o trabalho dela por esse livro.

Eu gostei muito dos dois livros (fazem parte dos meus livros favoritos) mais se tivesse que escolher um dos dois escolheria a 1ª versão tanto pelo sentimento que carrego com ele por também neste livro ter textos que gosto muito.

                                  E você já leu o livro? Gostou? Nos conte nos comentários.

3 comentários:

  1. Vi essa segunda edição quando a Dulce foi no programa do Danilo Gentille e sinceramente fico muito feliz de ter conseguido comprar a primeira versão, acho o livro lindo em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Eu perdi meu Dulce amargo da primeira edição e ainda estava autografado com meu nome, só fui perceber isso na quarentena, que pude me aproximar muito mais da Dulce e do RBD, hj comprei o livro dapda segunda edição pela amazon, espero q chegue logo 😍

    ResponderExcluir
  3. Não tive o primeiro na época, tenho só o segundo, queria tanto ler o primeiro

    ResponderExcluir

Obrigado por ler a postagem e por comentar.
*Deixe um comentário aqui no blog que responderei assim que possível.
*Qualquer critica, sugestão e elogio é bem vindo qualquer outra forma de nos ofender e denegri vai ser deletado sem aviso.

Instagram